Tema – Qual a opinião dos alunos e professores em relação as dinâmicas e acolhimentos
Na tarde de 22 de agosto de 2024, um grupo de alunas do 2o ano do Ensino Técnico em Informática
deixou sua sala de aula para realizar entrevistas com os alunos da Escola Estadual Marquês de
Sapucaí. O objetivo dessas entrevistas era coletar opiniões dos estudantes sobre as dinâmicas e
práticas de acolhimento diárias da instituição. A seguir, apresentamos alguns dos relatos obtidos
durante essas entrevistas:
Bruna e Nicole, 2° ano, turma V:
“Consideramos que, é uma iniciativa positiva para proporcionar momentos de interação entre os
alunos. Este foi o primeiro e único momento desse tipo por enquanto.”
Miguel, 8° ano, turma M2:
“Algumas das dinâmicas são interessantes, enquanto outras não são tão envolventes. As atividades
realizadas fora da sala de aula tendem a ser mais eficazes do que aquelas realizadas dentro da sala.”
Nathália, 1° ano, turma V:
“Observamos que há pouca participação dos alunos e uma falta de interação nas atividades. As aulas
estão mal divididas e isso prejudica o engajamento.”
Clara, 1° ano, Ensino Médio Técnico em Informática:
“Acho que as dinâmicas são boas, pois ajudam a fazer o tempo passar mais rapidamente e
proporcionam distração durante as aulas.”
Paulo Henrique, 2° ano, turma V:
“Muitas pessoas não recebem o acolhimento necessário em suas casas e, por isso, acabam buscando
esse suporte na escola.”
Diversos alunos expressaram insatisfação com a falta de dinâmicas e interações nas aulas, relatando
que as atividades estão se tornando excessivamente monótonas e desgastantes. Muitos consideram
que a ausência de abordagens mais envolventes e participativas tem contribuído para uma
experiência educacional menos estimulante e mais cansativa. A falta de variedade nas metodologias
de ensino tem sido um ponto de preocupação, pois os estudantes sentem que isso compromete o
engajamento e o interesse nas atividades escolares.